sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Tráfego em Salvador

Em Agosto de 2004 já tinham sido iniciado as instalações de 50 novos fotossensores, sedo que deste total, 20 já teriam sido instalados em vias da Suburbana, Paralela, Magalhães Neto e Dique de Tororó. Essas instalações foram feitas de acordo com os dados que registraram o maior índice de acidentes ocorridos, geralmente por excesso de velocidade do que por invasões de sinais e imprudências dos pedestres. Devido a esses dados foram implantados 20 novos fotoradares para controlar esse excesso de velocidade.
O radar e o fotossensor têm a função de reduzir o índice de acidentes e, principalmente a redução do número de mortos. De acordo com o gerente de trânsito da GETRAN, Major Antonio Carlos Trinchão, da superintendência de trafego (SET), que atua na área desde 1972, tendo oito anos como agente de trânsito e dez no Detran, só na Paralela no ano de 1995 foram registrados 19 acidentes com vitimas fatais entre a circulação de 10 mil veículos que trafegam pela via. Já no ano de 2004 com essa mesma estatística o número de vitimas envolvidas reduziu para 5 pessoas mortas em acidentes de trânsito no local. Os dados demonstram a eficácia e a importância de implantação de radares e fotossensores na cidade, uma vez que inibem cada vez mais os condutores de invadirem semáforos e controlarem o excesso de velocidade.
Os novos radares apresentam diferenças positivas em relação aos modelos usados anteriormente que eram operados por dois agentes de trânsito, com um filme de 35 a 36 poses; já os novos modelos passam por manutenções periódicas e têm a capacidade de multar quatro veículos de uma só vez com uma câmera para cada faixa.
Segundo o Major, o fotossensor além de flagrar o veículo que invade o sinal, ele também determina a velocidade que o condutor estava.

Nenhum comentário: